ESTRUTURA
    Odontológico
    Jurídico

 

    INFORMAÇÃO
    Jornal
    Carreira
    Agenda
    Informes-base
    De primeira
    Consu-UFJF
    Conquistas
    Lutas
 
     ADMINISTRAÇÃO
    Diretoria
    Histórico
     Estatuto
    Regulamento-sede
    Contas
   Convênios

 



  DIAP
SIAPENET
PORTAL JF 
CANAL CGGP - MEC
PROUNI
UFJF
FASUBRA

 
 
Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação das Instituíções Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora - MG
   
   
Bem Vindos a Nossa Página
 

     







08.07.10 - CUT

Salário Mínimo de 2011 - O aumento real será discutido entre CUT, centrais e governo federal

A decisão sobre o valor do salário mínimo em janeiro de 2011 vai se dar através da negociação entre as centrais sindicais representativas e o governo federal.

O fato de a LDO -Lei de Diretrizes Orçamentárias - ter sido aprovada sem especificar o futuro valor do mínimo não vai trazer prejuízo algum aos mais de 43 milhões de brasileiros e brasileiras que dependem direta ou indiretamente deste salário.

A CUT e as centrais, junto com o governo federal, encontrarão uma alternativa que garanta aumento real em 2011.

A bem-sucedida fórmula que reajusta o mínimo somando a inflação mais aumento real de acordo com a variação do PIB - conquistada pelas centrais sindicais e que garantiu desde 2004 uma valorização histórica do poder de compra do piso salarial nacional - desta vez, por causa da queda do PIB em 2009, ficaria aquém do que os trabalhadores e trabalhadoras querem.

Como não foi a classe trabalhadora a responsável pela crise econômica internacional, e pelo fato de o Brasil ter superado a turbulência em virtude do fortalecimento do mercado interno, impulsionado especialmente pelo salário mínimo, nada mais justo que governo e centrais sindicais, protagonistas da valorização do salário mínimo em vigor, construam o aumento real de 2011.

Com este objetivo, a CUT solicita audiência com os ministros Carlos Gabas, da Previdência, e Carlos Lupi, do Trabalho

Para a CUT, é preciso preservar a política de valorização do salário mínimo, cuja validade vai até 2023 (com revisão de quatro em quatro anos a partir de 2011).

Portanto, não vamos colocar em risco essa conquista da classe trabalhadora. Não vamos debater isso junto com o tema dos aumentos das aposentadorias acima do salário mínimo.

Estamos lutando para criar uma política permanente de recuperação do poder de compra das aposentadorias e pensões acima do mínimo, e pela superação do fator previdenciário, e exigimos a criação de um fórum de negociação específico para tratar desses assuntos.

Artur Henrique, presidente nacional da CUT


 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  UNIVERSIDADES FEDERAIS ASSÉDIO MORAL FOTOS GT ANTI RACISMO DO SINTUFEJUF

 

  Av. Getúlio Vargas, 763 A -Centro - Juiz de Fora - MG - CEP 36013-011 - Tel: (32) 3215-7979 - Fax: 3215-3876