VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO XXIII CONFASUBRA E ORIENTAÇÕES PARA A ASSEMBLEIA

28/03/2018

Trabalhadoras/es técnico-administrativos em educação da UFJF se reunirão em assembleia, no mês que vem, para eleger delegadas e delegados que vão representar a categoria no XXIII CONFASUBRA (Congresso da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil – Fasubra Sindical), a ser realizado entre 6 e 11 de maio de 2018, em Poços de Caldas – MG.

Em Juiz de Fora a assembleia para eleição será no dia 17/04 às 9h, no Anfiteatro das Pró-Reitorias. Em Governador Valadares a assembleia será no dia 18/04 às 13h30, na sala 404 do Faculdade Pitágoras. Nessa assembleia votam tanto trabalhadores/as sindicalizados/as quanto não sindicalizados/as, porém só pode se candidatar à delegada ou delegado as pessoas regularmente sindicalizadas até 06/02/2018.

O Confasubra servirá para organizar a luta da categoria para o biênio 2018/2019 e definir o plano de lutas. De acordo com a Fasubra são esperados cerca de 1.500 delegados representando 42 entidades de base filiadas. O Sintufejuf convoca todas e todos a participar da assembleia para eleição de delegadas e delegados! Lugar de TAE é na luta!

 

 

O  CONFASUBRA é a instância máxima de deliberação da Federação e deve ser realizado a cada dois anos, de acordo com o Estatuto da Fasubra. O congresso é soberano para deliberar sobre qualquer proposta, desde que esteja incluída no temário do evento. Delegadas e delegados são eleitos pelos sindicatos de base para ter direito a voz e voto no Congresso, representando a categoria. Também é permitida a participação de convidados e observadores, porém sem direito a voto.

A escolha de delegadas e delegados é feita por chapas, assegurada a participação proporcional direta ao número de votos obtidos por cada chapa concorrente, de acordo com os critérios do regimento interno do Confasubra, expressos em seu artigo 7°. Além disso o regimento estabelece os principais temas a serem discutidos e o funcionamento do Congresso como um todo. O documento foi aprovado na última Plenária Nacional.

 

A programação do Confasubra reúne as discussões centrais e mesas temáticas indicadas pela Plenária Nacional e os espaços deliberativos do Congresso. Veja a programação completa:

 

 

CREDENCIAMENTO: É no credenciamento que os delegados e delegadas vão se identificar e tomar posse de seus cartões de votação, que são nominais. Não esqueça seu documento com foto, pois é necessário para o credenciamento.

ABERTURA E REGIMENTO: Na mesa de abertura o regimento interno do Confasubra é referendado e o Congresso é iniciado.

REUNIÃO DAS TESES: Em todos os Congressos da Fasubra trabalhadores da base, organizados em coletivos ou não, podem enviar ao Confasubra teses para debater a linha política e atuação da Federação. As teses enviadas para o XXIII Confasubra estão disponíveis AQUI.

CONJUNTURA NACIONAL E INTERNACIONAL: Plenária de análise e debate.

INSTALAÇÃO COMISSÃO DIRETORA: A Comissão Diretora é composta pela Direção da FASUBRA Sindical mais um representante por Sindicato credenciado. Ela é responsável por coordenar as plenárias e fazer valer o regimento interno do Congresso.

UNIVERSIDADE, DIREITOS SOCIAIS, DEMOCRACIA E HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS: Plenária de análise e debate.

GT’s: Os Grupos de Trabalho (GT’s) da Fasubra se reunirão para traçar estratégias de atuação e pautas importantes para a categoria.

PRESTAÇÃO DE CONTAS: A prestação de contas é feita pela Direção Nacional da Fasubra.

OPRESSÕES: Plenária de análise e debate.

MESAS TEMÁTICAS: Plenárias de análise e debate.

PLENÁRIA FINAL: Plenária deliberativa.

ELEIÇÃO – DIREÇÃO NACIONAL: A Direção eleita no Confasubra vai atuar durante o biênio 2018/2019.

APURAÇÃO E POSSE

 

 

Notícias mais lidas