TAEs do IF Sudeste MG decidem aplicação de recursos oriundos do SINASEFE | SINTUFEJUF

TAEs do IF Sudeste MG decidem aplicação de recursos oriundos do SINASEFE

Trabalhadores técnico-administrativos em Educação (TAEs) do Campus Juiz de Fora do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) definiram a utilização dos recursos oriundos do encerramento da seção sindical do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE). Em assembleia realizada na tarde de ontem, 06 de fevereiro, ficou decido que a verba (cerca de R$17 mil) será investida na infraestrutura de uma sala, em conjunto com a Associação dos Professores do Ensino Superior (APES). O objetivo é que os trabalhadores possam ter um espaço para reuniões, atendimentos jurídicos, computadores, divulgação de convênios e demais atividades sindicais.

A cessão da sala está sendo pleiteada com a direção do IF Sudeste MG. No dia 05 de fevereiro, o Sintufejuf se reuniu com o diretor Sebastião Sérgio de Oliveira, para saber a viabilidade da proposta que seria apresentada na assembleia de ontem. Trata-se de um espaço que ainda não está construído, por isso, o diretor solicitou que uma nova reunião seja agendada dentro de um mês, com tempo hábil para analisar a proposta.

De acordo com o coordenador geral do Sintufejuf Flávio Sereno, esta consulta à categoria em assembleia é necessária, uma vez que se trata de uma verba oriunda de um sindicato para o outro. No entanto, após esse processo, os recursos relativos as mensalidades passarão a ser aplicados na política e estrutura do sindicato, que conta com departamento jurídico, comunicação, departamento financeiro, secretaria avançada, sede campestre, entre outros.

Outra proposta apresentada pelo sindicato é a utilização de parte da verba para custear as despesas com o envio de representantes dos TAEs do IF ao congresso da Federação dos Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos das Instituições de Ensino Públicas do Brasil (Fasubra), marcado para maio. No entanto, essa discussão será realizada mais adiante.


Informes da Assembleia


Antecipando a assembleia, às 11h30 da manhã de ontem, o Sintufejuf se reuniu com o reitor do IF Sudeste-MG Charles Okama. Segundo relato de Flávio Sereno na assembleia, foram abordados os temas da flexibilização da jornada de trabalho dos TAE's da instituição e a recente reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) com o Ministério do Planejamento Desenvolvimento e Gestão (MPDG).

 

A coordenadora de Educação e Formação Sindical, Natália Paganini, aproveitou o espaço da assembleia para convidar as mulheres presentes para a primeira reunião de construção das atividades do dia 8 de março, que acontece hoje, dia 07, às 18h no Sintufejuf. Segundo Natália, com o objetivo de colocar a mulher como protagonista do processo político, este primeiro encontro será exclusivamente feminino. Natália também falou sobre o espaço infantil que está sendo criado no sindicato para que as mães possam deixar seus filhos (com idade até 12 anos) enquanto participam das atividades sindicais. Ela lembrou que este espaço já existe na Fasubra.

Luana Lombardi, da coordenação de saúde, falou sobre o Grupo de Trabalho de combate ao assédio moral, que está em planejamento. Ela também explanou sobre o Plano de Saúde adotado atualmente pelos trabalhadores da universidade.

Durante a assembleia, os TAEs do IF receberam um panfleto convidando para uma manifestação organizada pelo Fórum Sindical e Popular de Juiz de Fora. O ato será contra a Reforma da Previdência, pela Revogação da Reforma Trabalhista e pela Revogação da Lei das Terceirizações e em defesa do serviço público, e acontecerá no dia 19 de fevereiro, às 17h na Praça da Estação. Uma nova assembleia está marcada para o dia 09 de fevereiro, às 13h, no anfiteatro do bloco administrativo do Campus Juiz de fora do IF Sudeste MG, para decidir sobre a paralisação nacional marcada para o dia 19/02 e a participação na manifestação do mesmo dia. A paralisação também será pela flexibilização da jornada de trabalho dos TAE's do IF Sudeste MG.