Representantes da Fasubra participam de assembleia geral dos TAEs | SINTUFEJUF

Representantes da Fasubra participam de assembleia geral dos TAEs

Na manhã de ontem, 23 de novembro, os técnico-administrativos em educação (TAEs) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se reuniram em assembleia para discutir sobre a greve. Convidados para ministrar palestras no XIV Encontro da Consciência Negra do Sintufejuf, estiveram presentes na assembleia, o coordenador da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação das Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA), Antônio Alves Neto e a ex-dirigente e representante da FASUBRA Sindical no Conselho Nacional de Saúde (CNS) e fundadora do Núcleo de Consciência Negra da Universidade de São Paulo, Jupiara Castro, que deram informes sobre a greve nacional da Fasubra. Na oportunidade, Jupiara fez também uma discussão sobre as cotas raciais no serviço público, e sobre machismo e violência contra a mulher. Outros temas debatidos na assembleia foram o hospital universitário, a Caravana Nacional da Fasubra, manutenção do preço da refeição para os TAEs no restaurante universitário e a criação da comissão para propor os critérios de afastamento para qualificação e capacitação.

Situação de machismo antecede assembleia

A assembleia teve o início conturbado. A coordenadora geral do Sintufejuf, Maria Angela Costa, denunciou uma situação de machismo e agressão promovida por um companheiro presente, enquanto aguardava a segunda chamada para começar a assembleia. Os técnico-administrativos presentes se solidarizaram com a coordenadora. O Sintufejuf e o Comando Local de Greve não aceitam a prática de machismo. Desta forma, todas as mulheres presentes foram convidadas para compor a mesa, mostrando assim, que eram a maioria na assembleia.

De acordo com Maria Angela, o número de mulheres presentes mostra que elas estão cada vez mais presentes nas atividades políticas, inclusive ocupando lugares no congresso. Exemplo disso é a paridade entre homens e mulheres na direção do Sintufejuf. “50% da direção é formada por mulheres. E isto aconteceu espontaneamente”, afirma Maria Angela.

Assembleia no Hospital Universitário CAS será no dia 01 de dezembro

Durante a assembleia aconteceu o relato da primeira reunião do Comando Local de Greve com a comissão criada pelo superintendente da Ebserh Dr. Dimas Araujo de Carvalho para solucionar os problemas relacionados ao hospital universitário. A reunião ocorreu no dia 22 de novembro, às 10h. Foram discutidas as especificidades do HU, escala de greve, a suspensão dos atendimentos eletivos, e a manutenção de pelo menos 30% do funcionamento do hospital. O Comando Local de Greve colocou a necessidade de criar uma pauta local e discutir também a questão do refeitório. Os TAEs estão impedidos de utilizar o espaço do refeitório para alimentação.

A mesa também informou que no dia 05 de dezembro, o novo regimento do Hospital Universitário, será pautado na reunião do Conselho Superior

Todos esses assuntos serão discutidos em assembleia geral no dia 01 de dezembro, às 13h, no auditório do HU CAS (Dom Bosco).