Palestra com a Professora Fernanda Thomas do Departamento de História da UFJF aborda o Racismo Institucional | SINTUFEJUF

Palestra com a Professora Fernanda Thomas do Departamento de História da UFJF aborda o Racismo Institucional

 

XI Encontro - 20 de novembro

Técnico-administrativos em Educação, sindicatos, associações, militantes do Movimento Negro e Comunidade participaram da palestra sobre Racismo Institucional , promovido pelo Sintufejuf, com a Professora do Instituto de Ciências Humanas (Departamento de História) da UFJF,  Fernanda Thomas no dia 20/11 no XI Encontro “20 de Novembro”, em comemoração ao mês da Consciência Negra, das 14h às 17h no Auditório Riardo Bonfante, Sede Administrativa do Sintufejuf.

No início do evento a Diretora de Ações Afirmativas da UFJF, Maria Elizabete de Oliveira falou um pouco das políticas implementadas para o negro na Instituição, bem como as que estão para ser efetivadas e trabalhadas para os alunos.

Dentre os convidados que participaram e deram a contribuição para o sucesso do evento estavam: Anselmo Leopoldo, Presidente do SESERC – Sindicato dos Empregados nos Sindicatos e Representação de Classe, SINTUFRJ – Sindicato dos técnico-administrativos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Maria da Penha (Associação de Pessoas com Anemia Falciforme), SINDERFAMÍLIA - Sindicato dos trabalhadores (as) domésticos de JF, comunidade, militantes do Movimento Negro e comunidade. 

 

O que é Racismo Institucional

Ao contrário do racismo individual, que se aproxima do preconceito, quando alguém se acha superior ao outro por conta de sua raça, o racismo institucional é desencadeado quando as estruturas e instituições, públicas e/ou privadas de um país, atuam de forma diferenciada em relação a determinados grupos em função de suas características físicas ou culturais. Ou então quando o resultado de suas ações – como as políticas públicas, no caso do Poder Executivo – é absorvido de forma diferenciada por esses grupos. É, portanto, o racismo que sai do plano privado e emana para o público.