Mais de 200 atendimentos no Dia da Saúde Consciente, com exames de medição de pressão ocular. | SINTUFEJUF

Mais de 200 atendimentos no Dia da Saúde Consciente, com exames de medição de pressão ocular.

 

Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

Sintufejuf, em parceria com a Associação dos Cegos oferece exame gratuito de glaucoma

O Sintufejuf em parceria com a Associação dos Cegos promoveu dia 25/05 o Dia de Saúde Consciente. Foram mais de 200 exames para diagnosticar o glaucoma, medição da  pressão ocular, o evento aconteceu na véspera do Dia Nacional de Combate ao Glaucoma.
Foram distribuídas 400 senhas e a Comunidade juizforana retribuiu a preocupaçaõ desta Entidade Sindical e da Associação dos Cegos. O público atendido foram pessoas acima de 40 anos, uma vez que esta é a faixa etária com maior incidência de casos. Desde as 8h até às 15h havia sido atendido mais de 200 pessoas. Para nós foi um momento de muita felicidade e de quanto a população está carente destas iniciativas.
Segundo o diretor Clínico da Associação dos Cegos, Luciano Arantes, o objetivo do encontro é orientar as pessoas sobre a importância de fazer o exame periódico. ‘‘Nós fizemos essa parceria para promover uma orientação para as pessoas, que  geralmente pensam que problema ocular é apenas o uso de óculos. Quando chega aos 40 anos, ao apresentar a vista cansada, ao invés de procurar o oftalmologista, vai na banca de jornal e compra um óculos para perto. Acredita que o problema foi resolvido, perdendo a chance de fazer o exame básico de oftalmologia’’, explica. 
De acordo com Luciano, as estatísticas apresentam que um milhão de pessoas no Brasil possuem a doença. No entanto, mais da metade dessas pessoas não sabe, ou não teve acesso ao diagnóstico. 
A doença se refere a um conjunto de fatores que afetam o nervo ótico, podendo causar o aumento da pressão intra-ocular. Essa pressão, ao longo dos anos causa uma perda crônica da visão, que pode chegar à cegueira. O diagnóstico precoce evita o avanço da doença. Embora a utilização do colírio não recupere a visão, não deixa que a perda continue.  
A causa é variada, existe, grupos de riscos, que são pessoas acima dos 40 anos, pessoas afrodescendentes, com alta miopia, diabéticas, que fazem uso de corticoides, pessoas com histórico na família, entre outros.
Neste dia tão importante em que para nós é apenas uma atividade social, mas também sindical, os nossos parceiros como a Uniben (Plano de Saúde e Odontológico), Tókio Marine Seguradora e Departamento Jurídico do Sintufejuf estiveram um perídodo à disposição de nossos sindicalizados (as) para informações e atendimento personalizado.