Informes de greve - 29/07/2015. | SINTUFEJUF

Informes de greve - 29/07/2015.

 

Ata da Assembleia de Greve do dia 29/07/2015-CLG-SINTUFEJUF

Realizada às 9h no pátio do Museu de Arte Murilo Mendes-UFJF

 

  1. Em assembleia de greve realizada na manhã de hoje, 29, no pátio do Museu de Artes Murilo Mendes (MAM), Paulo Dimas de Castro, Diretor do Sintufejuf e membro do CONSU-UFJF, relata faz o relato da reunião em relação à realidade financeira e orçamentária da UFJF, o principal motivo do cancelamento das aulas é a greve dos servidores técnico-administrativos da UFJF. “Apesar de ter sido colocado pela reitoria todos os problemas enfrentados devido ao baixo orçamento na universidade, o que está inviabilizando o início das aulas é o cancelamento das matrículas do SISU”.  Após dois dias de reunião (27 e 28 de julho) com o Conselho Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora (Consu), com ampla maioria dos votos, foi acatada a suspensão do calendário acadêmico da UFJF. Desta forma, o início das aulas dos cursos de graduação, presencial e a distância, nos campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares, previsto para a próxima segunda-feira, 03 de agosto, foi adiado por período indeterminado. A decisão não atinge as atividades do Colégio de Aplicação João XXIII e dos cursos de Pós-graduação.
  2. Na avaliação da coordenadora de saúde do Sintufejuf, Janemar Melandre, a reunião foi muito desgastante. “Cada dia durou mais de cinco horas de diálogo. Apenas 4 docentes não votaram a favor da suspensão e todos os 7 estudantes presentes entenderam a necessidade de atrasar o início das aulas. Ou seja, a grande maioria votou com a gente”, relata Janemar.
  3. Realizada em forma de ato, a assembleia teve a participação de mais de cem pessoas. Na ocasião foi aprovada a indicação de Heronides Meireles e Maria Angela Costa para representarem a categoria no Comando Nacional de Greve após o retorno dos delegados Flávio Sereno e Silvestre dos Santos. A assembleia também votou e aprovou por unanimidade a participação na carava para Brasília, nos dias 05 e 06 de agosto, com saída no dia 04 e retorno dia 07, bem como a participação no atos das universidades federais da região, a ser realizado no dia 11 de agostoem São João DelRei.
  4. A mobilização dos servidores contou com o apoio de outras categorias do serviço público, representadas pela APES, Sintsprev e SindUTE. A próxima assembleia está agendada para 5/08 às 14h no RU – Centro. Mais nada a relatar a plenária é encerrada.

 

 

Comando Local de Greve-TAEs - SINTUFEJUF