II Seminário das Mulheres destaca a participação feminina na sociedade | SINTUFEJUF

II Seminário das Mulheres destaca a participação feminina na sociedade

O Sintufejuf promoveu na última quinta-feira, 12, o II Seminário das Mulheres Trabalhadoras, celebrando o Dia Internacional da Mulher. O evento promoveu um espaço de debates sobre a participação da mulher na política e na sociedade.

            Neste ano, o evento contou com a participação de três palestrantes. Fazendo a palestra de abertura, o doutor Dimas Augusto Carvalho de Araujo, médico ginecologista-obstetra e superintendente da EBSERH, explicou a importância da prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis, dando destaque para as camisinhas femininas, que permitem autonomia feminina no uso. Dimas ressaltou que é importante uma política pública que distribua esse preservativo, não só o masculino, devido ao seu alto custo para consumo. Outras questões da saúde da mulher também foram esclarecidas como, a importância do pré-natal e o parto humanizado.

            Rose França, Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres e da Casa da Mulher, falou sobre o feminicidio e as políticas publicas implementadas para combater a violência doméstica. Rose destacou as ações desenvolvidas pela Casa da Mulher e explicou as participantes a respeito da Lei Maria da Penha.

            Para encerrar as palestras, Maria Antonieta Xavier, coordenadora da Fasubra, fez um breve histórico das conquistas femininas e explicou a vivência no movimento sindical, expondo sobre as cotas de 50% para mulheres nos sindicatos.

            Cada participante do evento recebeu um kit com bolsa, camisa, bloco, caneta e panfletos com assuntos relacionados ao seminário. Ao final das palestras, ocorreu um sorteio de brindes oferecidos pelos colaboradores do evento e um coffee break que possibilitou a todos confraternizar e comemorar essa data importante.