Funcionários da sede campestre do Sintufejuf realizam curso de primeiros socorros | SINTUFEJUF

Funcionários da sede campestre do Sintufejuf realizam curso de primeiros socorros

Na tarde de ontem, segunda-feira (15), funcionários da sede campestre do Sintufejuf fizeram um curso de primeiros socorros, ministrado pelo professor da Faculdade de Enfermagem da UFJF Petrônio Barros. A capacitação aconteceu na sede administrativa do Sindicato, e apresentou orientações para que os funcionários possam prestar os primeiros socorros em casos de acidentes na sede campestre, como desmaios, convulsões, hemorragias causadas pelo calor e ferimentos, picadas de animais, queimaduras, afogamento, etc.

Os acidentes mais comuns nesse ambiente são quedas e variações de pressão. Segundo Petrônio, a maioria dos casos envolve crianças de até 4 anos de idade, e adultos com mais de 45 anos de idade. Por isso é importante manter-se hidratado, estar atento aos sinais de febre e dor de cabeça, e em caso de qualquer acidente pedir o auxílio dos funcionários da sede. Sander Francisco, auxiliar de manutenção da sede campestre, nunca havia feito um curso de primeiros socorros, e afirma: “Vai ser muito útil pra todo mundo”.

Ao longo do curso Petrônio ressaltou a importância em manter a calma ao prestar socorro, pois qualquer decisão precipitada pode gerar complicações. Os funcionários tiraram dúvidas sobre os procedimentos e aprenderam técnicas de respiração, imobilização, limpeza de ferimentos e outras. A diretora de saúde do Sintufejuf, Luana Lombardi, afirma que “Não adianta a gente ter todo o material para prevenir e socorrer. A gente precisa também saber usar todos os recursos que temos, e é para isso que serve o curso”.

Luana afirma que “um curso de capacitação como esse traz mais segurança para o usuário e para o próprio trabalhador, porque saber agir em uma situação de emergência equivale a conseguir salvar vidas”. Somente um dos funcionários da sede campestre já havia feito um curso de primeiros socorros, há cerca de 5 anos. Edivaldo Rodrigues, responsável pela manutenção da sede, garante que a capacitação “vai trazer mais segurança pra mim, para meus colegas e os associados do sindicato”.

A sede campestre do Sintufejuf tem um ginásio poliesportivo, piscinas para adultos e crianças, campo de futebol, quadra de vôlei de areia, sauna, quiosques para churrascos, parquinho e bar. Há aproximadamente 2 anos o local não passava por nenhum tipo de manutenção, e a diretoria do Sintufejuf está promovendo melhorias no espaço. 

Além da capacitação dos funcionários, já foram feitas reformas no parquinho e a aquisição de equipamentos. Durante essa semana e a próxima a sede passará por limpeza e pintura. Na semana passada a diretoria do Sindicato visitou a sede campestre e agora está fazendo orçamentos para reformar toda a parte elétrica. O ginásio, que está interditado por conta de rachaduras, passará por um laudo técnico que definirá quais as obras necessárias para garantir a segurança de todas e todos.