Carreira dos TAEs é discutida em reunião entre FASUBRA e FORGEPE/ANDIFES

20/07/2023

Foto: Fasubra

Na última terça-feira, 18, a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) se reuniu com representantes do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas das IFES (FORGEPE) para discutir questões fundamentais para a carreira dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs). O FORGEPE é um órgão de assessoramento da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). Participaram da reunião as coordenadoras Gerais, Cristina Del Papa e Ivanilda Reis, e os coordenadores Daniel Farias e Marcelo Rosa, da coordenação Jurídica e de Relações de Trabalho. 

Na ocasião, a coordenadora Nacional da FORGEPE, Mirian Dantas dos Santos (UFRN), apresentou brevemente algumas propostas que estão sendo debatidas no Fórum e se comprometeu a manter um diálogo mais aberto com a FASUBRA. Para Daniel, essa troca de informações é crucial para que ambas as partes possam compreender melhor as demandas e expectativas envolvidas.

Conforme Daniel, durante a reunião foram realizadas deliberações sobre temas importantes, como a indicação de representantes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) para a Comissão Nacional de Supervisão de Carreira (CNSC). “Essa indicação é um passo crucial para que a FASUBRA possa solicitar ao governo a abertura da mesa específica de negociação, tanto para pautas com impacto orçamentário quanto sem impacto orçamentário”, afirma.

Foto: Fasubra

O coordenador avalia a reunião como positiva, com avanços e conquistas. Segundo ele, a Fasubra obteve sucesso em sensibilizar o Forgepe quanto à necessidade de discutir as propostas da carreira dos TAEs na CNSC. “O compromisso de enviar os nomes dos representantes por parte da ANDIFES é visto como um importante passo para solicitar ao governo a abertura das mesas específicas de negociação. Com isso, espera-se avançar na valorização da categoria e na garantia de seus direitos”, avalia.

A próxima reunião será marcada em breve. “As partes apresentarão suas ideias de forma detalhada, buscando alinhar as demandas dos TAEs com as perspectivas do Forgepe”, explica.

Na quarta-feira, 26, às 14h, será realizada a próxima reunião do Grupo de Trabalho (GT) Carreira Nacional para discutir o tema.

Notícias mais lidas